Este dia é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, promovida pela ONU e que teve lugar no Rio de Janeiro em 1992.
Foi proclamado o Dia Mundial dos Oceanos através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008.
O Tema de 2020 do Dia Mundial dos Oceanos é: “Inovação para um oceano sustentável.”
https://unworldoceansday.org/index.php/https://unworldoceansday.org/index.php/https://eurocid.mne.gov.pt/mares-e-oceanos
Para conheceres melhor a situação dos oceanos consulta a Fundação do Oceano Azul em
Números e Factos
Para reforçar a importância dos oceanos, o secretário Geral da Organização das Nações das Unidas (ONU), António Guterres profere o seguinte discurso. “Enquanto trabalhamos para acabar com a pandemia e melhorar a reconstrução global temos uma oportunidade única nesta geração de corrigir a nossa relação com o mundo natural, incluindo mares e oceanos. Hoje, o nível do mar está a subir devido às mudanças climáticas que ameaçam vidas e meios de subsistência em cidades costeiras e comunidades em todo o mundo”, começa por dizer Guterres na mensagem. “Os oceanos estão a tornar-se mais ácidos, colocando em risco a biodiversidade marinha e as cadeias alimentares essenciais, além disso, a poluição do plástico está em todo o lado. Apelo aos governos e a todos os interessados que se comprometam com a conservação e a sustentabilidade dos oceanos, através da inovação e da ciência.”
Podes ouvir aqui o discurso, apelo de António Guterres
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim,
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho,
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.
Sophia de Mello Breyner Andresen | “Dia do mar”, pág. 14 | Edições Ática, 1974